segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Andrés Iniesta

Andrés Iniesta Luján (Fuentealbilla11 de maio de 1984) é um futebolista espanhol que atua como meia. Atualmente, defende o Barcelona. Um dos passatempos mais conhecidos de Iniesta é a "efeutação da maika", no qual o jogador consume altas quantidades de marijuana.

Barcelona

Andrés Iniesta chegou ao FC Barcelona em setembro de 1996, quando tinha 12 anos, após destacar-se no torneio infantil de Brunete, no qual participou como jogador do Albacete Balompié. Em pouco tempo passou a ser uma das jovens promessas das categorias inferiores do clube catalão.
Jogou durante duas temporadas no Barcelona B até que, na temporada 2002-03, estreou na equipe principal sob o comando de Louis van Gaal. Durante esta e a seguinte temporada, combinou partidas com o segundo time do clube espanhol e o principal.
Na temporada 2004-05, passou a formar parte definitivamente do plantel da equipe principal, e participou muito ativamente na conquista do título de campeão da Liga Espanhola. Apesar disso, não foi titular habitualmente na maioria das partidas sob o comando de Frank Rijkaard, e quando jogava, era costume ser o primeiro a sair na metade do segundo tempo. Depois disso, só não jogou uma partida da liga e foi, participando em 37 jogos, o jogador do elenco que foi mais ativo, juntamente a Samuel Eto'o.
Em 17 de maio de 2006, participou na final da Liga dos Campeões, liga na qual o Barcelona venceu e conquistou seu segundo título.
Sua camisa inicialmente era a de número 24, porém, em 19 de junho de 2007, se outorgou com a 8, deixada por Ludovic Giuly, que havia se transferido para a AS Roma. Esta camisa ele já havia usado anteriormente nas categorias de base.
Em 25 de janeiro de 2008, renovou com o Barcelona até 30 de junho de 2014, aumentando sua cláusula de rescisão desde os 60 milhões de euros até os 150 milhões. Mostrando seu peso para a equipe, na temporada 2008-09 foi eleito quarto capitão, após Carles PuyolXavi Hernández e Víctor Valdés,Em 12 de janeiro de 2009 se tornou pública a lista final dos concorrentes ao prêmios Melhor jogador do mundo pela FIFA 2008 onde Andrés Iniesta figurava como o mais novo dentre os integrantes da lista.
Nas temporadas seguintes, mais títulos vieram para o clube catalão e mais consistente Iniesta se mostrava no elenco do Barça. Com a chegada de Josep Guardiola para o comando da equipe, Andrés foi decisivo nas inúmeras conquistas do clube na temporada 2008-09, inclusive sendo considerado o melhor jogador da semifinal da Liga dos Campeões da UEFA daquela temporada, quando marcou o gol da classificação do Barcelona para a decisão do campeonato, aos 93 minutos, contra o Chelsea. Na final, deu passe para o gol de Eto'o, o primeiro da vitória sobre o Manchester United por 2-0. A Liga dos Campeões veio novamente para o Barça duas temporadas depois, na edição de 2010-11, com Iniesta permanecendo como titular absoluto e tendo um fundamental papel dentro da equipe, atuando em 10 das 13 partidas do torneio, fora apenas quando esteve lesionado ou poupado.
Na temporada seguinte, não conseguiu o bicampeonato europeu com o Barça, que acabou caindo nas semifinais frente ao Chelsea (posteriormente campeão do torneio), mas foi eleito o melhor jogador do continente pela UEFA, entidade máxima do futebol europeu. Andrés recebeu o prêmio das mãos de Michel Platini, ex-futebolista francês e atual presidente da federação, durante a cerimônia de sorteio dos grupos para a edição seguinte da Liga dos Campeões. Na votação, composta por 53 jornalistas de todo o continente, Iniesta recebeu 19 votos, contra 17 de seu companheiro Lionel Messi e 17 do português Cristiano Ronaldo.