quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fernando Torres


Fernando José Torres Sanz (Fuenlabrada, 20 de março de 1984) é um futebolista espanhol que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Chelsea.
Torres é conhecido mundialmente por ser um atacante rápido, com bom vigor físico e preciso em suas finalizações, além de dribles e chutos altamente precisos. Também se destaca nos cabeceios, possuindo uma grande técnica em jogadas aéreas. Pela Seleção Espanhola, disputou cinco grandes competições: a UEFA Euro 2004, a Copa do Mundo FIFA de 2006, a UEFA Euro 2008, Copa do Mundo FIFA de 2010 e a UEFA Euro 2012. Em 2008 fixou-se como um dos principais jogadores na conquista espanhola, marcando o golo do título na final contra a Alemanha, dando o título à Furia após 44 anos sem conquistas continentais – e também fez parte do elenco espanhol que conquistou a Copa do Mundo FIFA de 2010, disputada na África do Sul. Seu desempenho, entretanto, foi bastante prejudicado devido a uma lesão no joelho sofrida às vésperas do torneio. Torres não conseguiu marcar nenhum golo. Na UEFA Euro 2012 alternou entre bons e maus momentos, mas foi o artilheiro da Fúria no torneio e um dos goleadores da competição com 3 golos, sagrando-se mais tarde, o melhor marcador da UEFA Euro 2012 com 3 golos e uma assistência, ganhando assim a Bota de Ouro da UEFA Euro 2012.

Após diversas tentativas de contratação de Fernando Torres pelo Chelsea, os Blues finalmente conseguiram em 31 de janeiro de 2011, último dia da janela de transferências do inverno europeu, quando pagaram uma quantia recorde de 58 milhões de euros por um contrato de cinco temporadas. O valor da transferência ultrapassou o recorde britânico, que era de Robinho, e transformou Fernando Torres na maior contratação da história do Reino Unido e a sexta maior da história do futebol. Torna-se assim, o jogador espanhol com a transferência mais cara de sempre, ao mesmo tempo o Chelsea torna-se o clube inglês que pagou mais dinheiro por um jogador de futebol.


Estreou pelo Chelsea exatamente contra seu ex-clube, o Liverpool, em 6 de fevereiro. Torres não marcou gol em sua primeira partida, mas foi o principal personagem dela, sendo vaiado várias vezes pela torcida adversária, que levou até faixas ao estádio criticando sua saída do clube. O Chelsea acabou derrotado por 1-0, gol do português Raul Meireles. Após passar as treze primeiras partidas pelo Chelsea sem marcar nenhum gol, seu primeiro tento finalmente veio em 23 de abril de 2011, o segundo da vitória por 3-0 sobre o West Ham United. Mesmo vivendo uma fase difícil em sua carreira devido à falta de gols, Torres permanece entre os titulares na grande maioria das partidas, atuando numa posição um pouco mais recuada em relação ao Liverpool, quase como um segundo atacante. Recentemente, teve uma de suas melhores atuações pelos Blues numa partida contra o Bayer Leverkusen, válida pela Liga dos Campeões da UEFA. Torres foi o autor de duas assistências para os gols de Juan Mata e David Luiz. E no dia 24 de abril de 2012, teve seu dia de glória no Chelsea ao fazer o gol da classificação para a final da champions league contra o Barcelona em pleno Camp Nou. No dia 29 de Abril de 2012 fez seu primeiro hat-trick pelos blues. Torres começou a mostrar porque o presidente do Chelsea o contratou por 58 milhões de euros, um dinheiro que estava sendo questionado pelo fato de Torres não ter marcado nenhum gol até a era André Villas Boas, o jogador terminou a temporada 2011-2012 atuando 48 jogos oficias pelo Chelsea, marcando 11 gols e fazendo 11 assistências, metade dos gols com o técnico Di Matteo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário