quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Zlatan Ibrahimović


Zlatan Ibrahimović (Malmö, 3 de outubro de 1981) é um futebolista sueco que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Paris Saint-Germain.
Tem origens na antiga Iugoslávia: é filho de pai bósnio muçulmano, o encadernador Šefik Ibrahimović, e mãe croata católica, a faxineira Jurka Gravić, que se conheceram em Rosengård, bairro humilde da cidade de Malmö, formado por grandes conjuntos habitacionais repleto de colônias de imigrantes e onde Zlatan nasceu e passou a infância.
Sabe aproveitar seu tamanho para se impor nas defesas adversárias, mas possui habilidade e elasticidade incomuns em jogadores muito altos, fruto talvez de sua prática no Taekwondo, onde alcançou a faixa preta.
Ibra é também o jogador que mais movimentou dinheiro no futebol: a soma de suas transferências beira os 170 milhões de euros; ao ser emprestado ao Milan, o sueco alcançou o recorde, que pertencia ao francês Nicolas Anelka. Os rumores confirmaram-se no dia 28 de agosto de 2010, com o Barcelona chegando a um acordo com o Milanemprestando o sueco ao time italiano por um ano, com opção de compra por 24 milhões de euros (cerca de 55 milhões de reais), satisfazendo o antigo desejo do clube rossonero (onde vem atuando com a camisa 11) em tê-lo. Ibra, que assim entrou para o grupo dos jogadores dos três grandes times do futebol italiano.
Apesar de uma estreia decepcionante, onde chegou a perder pênalti, recuperou-se e vem se mostrando peça-chave do time rossonero, tendo um de seus melhores momentos em reencontro contra a Inter: marcou o gol da vitória, que ainda por cima colocou os milanistas na liderança. No meio da temporada, chegou a declarar que pensa em aposentar-se dos gramados em junho de 2014; ele estaria com 33 anos e ao fim de seu contrato com o Barcelona, detentor de seu passe. "O jogador deve parar quando está no seu auge", justificou. A data planejada incluiria eventual participação sueca na Copa do Mundo de 2014. Ao fim de sua primeira e boa temporada no Milan, onde somou um total de 14 gols em 29 jogos pela Serie A 2010-11, conquistou o Scudetto, ajudando o clube a sagrar-se campeão italiano.
Satisfeito com o desempenho de Ibrahimović durante o empréstimo, o Milan aceitou pagar os 24 milhões de euros (55 milhões de reais) propostos pelo Barcelona para a contratação do sueco, e ele permanecerá em definitivo no Rossonero.
Em sua segunda temporada pelo rossonero, Ibrahimović mostrou porque o Milan optou por sua permanência, completando a temporada em que marcou mais gols em sua carreira, num total de 35 tentos em 44 jogos, sendo 28 deles em 32 jogos pela Serie A 2011-12 e que o tornaram artilheiro do campeonato. Apesar da artilharia do sueco, o Milan não conseguiu conquistar o bicampeonato italiano graças a uma fantástica temporada da Juventus, primeiro clube de Ibra no futebol italiano.

Um comentário: