domingo, 28 de outubro de 2012

Ronaldinho Gaúcho


Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho (Porto Alegre, 21 de março de 1980), é um futebolista brasileiro que atua como meia e atacante. Atualmente, joga no Atlético Mineiro.
Uma de suas marcas registradas é o aspecto dentuço e por usar uma faixa na cabeça após adotar os cabelos longos. Extremamente habilidoso e muito preciso em seus chutes e passes, é considerado por muitos especialistas como o futebolista mais talentoso de sua geração. Venceu o prêmio de Melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005, época em que viveu o  grande auge de sua carreira. 
Infancia
Na infância, a sua principal diversão era brincar com a bola, junto dos seus melhores amigos. Com sete anos começou a jogar na escola de futebol infantil do Grêmio Football Porto-Alegrense. Aos oito anos teve que suportar o falecimento do seu pai e recebeu apoio de sua mãe, irmã e de seu irmão mais velho como figura paterna.
Desde pequeno, Ronaldinho já demonstrava habilidade com a bola, como se pode ver em vídeos caseiros da sua família. Entre seus ídolos, além do seu irmão Assis, encontram-se Rivaldo e Ronaldo (com os quais ganhou a Copa do Mundo de 2002), Valdo, Romário, Zico, Rivelino, Maradona e Pelé.
Barcelona
Em 19 de julho de 2003, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, adquiriu o passe de Ronaldinho por 21 milhões de euros. Ronaldinho disse também ter assinado com o Barcelona em vez do Manchester United por causa de sua amizade com o ex-executivo da Nike no Brasil e em Barcelona o então vice-presidente encarregado de esportes, Sandro Rosell. Ao assinar com o Barcelona, Ronaldinho seguiu os passos de vários ilustres jogadores que já tiveram carreiras bem sucedidas no clube, como Evaristo de Macedo, Romário, Ronaldo e Rivaldo.
Logo o Barcelona promoveu um amistoso para mostrar sua nova contratação e o clube escolhido foi o Milan. Em sua estreia, Ronaldinho ajudou seu time marcando um gol na vitória por 2-0. Durante a temporada 2003-2004, sua primeira no clube, suas jogadas levaram o Barcelona a terminar em 2° lugar na Campeonato Espanhol.

O auge 

Mas foi na temporada 2004-2005 que o craque se consagrou realizando jogadas fantásticas conquistando a Campeonato Espanhol a Supercopa da Espanha, além do título de Melhor Jogador do Mundo, rapidamente se tornando um dos maiores ídolos do clube.
Na temporada seguinte, a de 2005-06, repetiu o feito conquistando novamente o Campeonato Espanhol. Nesta temporada, ficou marcado por sua atuação no jogo contra o Real Madrid, o chamado El Clásico, realizado em 19 de novembro de 2005. Ronaldinho marcou duas vezes e foi o grande destaque da vitória por 3-0 na casa do adversário, o Santiago Bernabéu. Após o seu segundo gol na partida, marcado após uma belíssima jogada onde passou por vários adversários antes de concluir com extrema precisão, ele foi aplaudido de pé pelos torcedores merengues presentes ao Bernabéu. O jogo ficou marcado principalmente por isto, pelo fato do Real historicamente ser o grande arquirrival do Barça. Nesta temporada, ainda conquistou os títulos da Liga dos Campeões da UEFA de 2005-06 e novamente a Supercopa da Espanha.
Entre os anos de 2004 e 2005, defendendo o Barcelona e a seleção brasileira, viveu o auge de sua carreira. Consagrou-se como o Melhor Jogador do Mundo, segundo a FIFA. Em 2005 ganhou o Ballon d'or, outro importante prêmio, entregue pela revista francesa France Football, que elege o melhor jogador atuando na Europa a cada temporada.
No dia 29 de março de 2006, um estudo apontou Ronaldinho como o jogador com mais valor comercial no mundo, deixando para trás os ingleses David Beckham e Wayne Rooney. Sua imagem foi avaliada em 47 milhões de euros, a de Beckham, 44,9 milhões e a de Rooney, 43,7 milhões.
Jogou o seu 200° jogo pelo Barcelona numa partida contra o Osasuna, em 3 de fevereiro de 2008. No entanto, sua campanha de 2007-08 como um todo foi assolado por lesões, e uma lesão muscular na perna direita em 3 de abril prematuramente terminou com a sua temporada. Em 19 de maio, Laporta afirmou que Ronaldinho precisava de "um novo desafio", alegando que ele precisava de um novo clube para que pudesse reviver sua carreira. O Manchester City, do proprietário Thaksin Shinawatra, confirmou em 6 de junho, que estava interessado em contratá-lo.
Ronaldinho e seu companheiro de Barcelona Lionel Messi protagonizaram um amistoso contra o racismo na Venezuela em 28 de junho de 2008, que terminou em um empate por 7-7. Ronaldinho marcou um par de gols e ainda deu duas assistências no que seria sua última partida como jogador do Barcelona.                          
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário